Os 20 melhores discos de 2014

2014 foi um ano criativo pra caraca.

E depois de quase 300 discos nacionais (uns 75%, independentes) ouvidos, juntei os 20 que mais me agradaram, sem ordem de preferência.

Lembrando que não está contando apenas a sonoridade, mas também os aspectos visuais, criatividade, conteúdo das letras (muita coisa mais legal que 2013), projeto gráfico e, o mais importante, a expressão da personalidade de cada banda.

Eis a lista. Sem ordem de preferência. São apenas os 20 melhores deste ano pra mim.

Ruido/mm - RasuraRuído/MM – Rasura

A parte mais legal do novo disco da banda curitibana ruído/mm é que desde os primeiros acordes há um sentido de imersão do ouvinte, uma necessidade quase caótica de que ele seja personagem do contexto musical através dos arranjos e melodias. Você pode facilmente imaginar uma história para cada faixa, inserindo elementos e traduzindo o som para o lado direito do cérebro.

Download

meiaduziaMeia Dúzia de 3 ou 4 – Tem muito disso que cê tá falando

Em seu terceiro disco, a banda continua cantando a cidade de São Paulo e destilando seu bom humor, recheado de ironia e trocadilhos catárdicos com a realidade. Meia Dúzia, aliás, é uma das poucas bandas que consegue inserir contextos da atualidade (seja uma crítica, seja apenas uma frase, seja apenas um acorde, um verso ou um verbo) misturadas com sonoridade tipicamente brasileira, mas com visão de mundo.

Download

oterno

O Terno

Depois de uma estreia de sucesso, muita gente estava olhando para o segundo trabalho d´O Terno. Com campanha no Catarse e apelo hermético de Tom Zé, o resultado é um disco que não só amplia o experimentalismo da banda, mas também traz os anos 60 para o hoje.

Download

Trummer Super Sub América (2014)

Trummer Super Sub América 

Um link direto com nosso hermanos, o primeiro projeto solo do vocalista da Banda Eddie é afinado na música e no discurso. Sem soar panfletário em nenhuma estrofe, Trummer canta a América e cria um contraste atual com nosso momento político aqui no Brasil. Um disco carregado de significados que desafia o ouvinte a auto-reflexão em cada refrão e riff.

Download

primosPrimos Distantes

O disco mais divertido do ano  não tem medo de rir de si próprio, e essa é a melhor qualidade da dupla Primos Distantes. Já nos primeiros acordes de Dragão (“Ah, eu preciso parar de cantar / todo mundo tentou me avisar / que eu tenho essa voz de dragão”) o descompromisso da banda fica latente e até mambembe, brincando com elementos variados nas músicas e trocadilhos nas letras. Pra ouvir com um sorrisão na cara.

Download

juçara

Juçara Marçal / Encarnado

Impossível fazer uma lista de melhores do ano sem falar de Encarnado. O experimentalismo de Juçara Marçal em seu primeiro vôo solo vai de distorções a minimalismos perfeitos, de gritos improvisados a afinações metódicas, de palavras inicialmente desconexas a contextos complexos. Um disco que flerta com o tema da morte, alimenta a esperança, desce até o inferno e traz uma perspectiva positiva tratando do assunto como ele deve ser tratado: como somente mais uma fase da vida.

Download

ditadura

Aeroplano / Ditadura da Felicidade

A banda paraense estrutura um conceito muito bem definido para seu disco e trabalha de forma coesa e criativa nosso cotidiano da busca constante da felicidade. Atualidade, mídia, drogas lícitas e terapia são elementos utilizados como base crítica em um trabalho que bebe fundo no indie dos anos 2000.

Download

cahapa

Chapa Mamba

No comecinho do ano, a dupla carioca Chapa Mamba lançou seu primeiro disco homônimo e mostra suas vísceras sem medo ou pudor. É rock cru, direto, sem clichês ou firulas. Em um momento em que as bandas de rock buscam inspiração nos modelos americanos e britânicos cheios de requinte, a Chapa Mamba prima pela simplicidade e por ter uma identidade própria ignorando qualquer modelo pré-concebido, com referências únicas, típicas, regionalizadas e muito bom humor.

Download

caapora

Caapora / Verde Vingança

Pernambuco de cabo a rabo, a Caapora conseguiu unir repente, psicodelismo, hardcore, sertanejo e rock progressivo em um pacote brasileiro único e embalado para exportação, com direito a cover de Hei Man, da excelente Ave Sangria.

Download

anelis

Anelis Assumpção / Amigos Imaginários

Deixando claro que o objetivo é encontrar seu próprio som, a filha de Itamar Assumpção consegue desenvolver um som descompromissado, autoral e que passeia por variáveis sonoras e personagens urbanos. Esse descompromisso torna o álbum uma caminhada improvisada e colorida por ruas, vielas, bares e bibocas.

Download

transmissor

Transmissor / De lá não ando só

Neste terceiro disco da banda de Belo Horizonte, há uma rara fluidez entre todas as músicas, alternando de forma concreta as vozes, os timbres, letras e as diversas sonoridades. Um trabalho completo, que merece ser ouvido do início ao fim para poder entrar na atmosfera proposta. Parece um grande papo entre amigos, com momentos alegres, tristes e de muita reflexão.

Download

dastripas

Dani Carmesim / Das tripas coração

Depois dos ótimos Eps “Devaneios” e “Tratamento de Choque”, Dani Carmesim canta seu cotidiano em 10 músicas que expõem adversidades, alegrias, tristezas, loucuras, frustrações e sentimentos diversos, utilizando sonoridades variadas que se alternam de acordo com o estado de espírito das canções.

Download

tuvalu

Lê Coelho / Tuvalu – Uma história oral do nosso tempo

Em seu primeiro disco solo, Lê Coelho nos leva a refletir sobre nossas atitudes na momento atual, desde pequenas decisões até como isso influencia nas mudanças climáticas, induzindo o ouvinte a entender seu papel na sociedade e como é importante o sentido de coletividade. Tudo isso com influências de MPB, sertanejo e samba.

Download

Charlie-e-os-Marretas-2014

Charlie e os Marretas

Antes de botar esse disco para ouvir, afaste o sofá um pouco porque é quase impossível você não entrar na brincadeira dançante do Charlie e os Marretas. Eles buscam no funk, no soul e no groovy toda a força necessária para energizar o ambiente em que estejam. E conseguem.

Download

amsteradio

Amsteradio / Fight for your right (to Samba)

A banda carioca ganhou destaque com o rock frenético e divertido com dois Eps, agora organiza tudo em um álbum com 10 divertidas canções e letras sobre o dia a dia da molecada de qualquer idade.

Download

pessoal

Pessoal da Nasa / EP

Rock da melhor qualidade, mas com personalidade, o Pessoal da Nasa lança seu primeiro e ótimo EP com a influências de british rock, grunge e progressivo, com riffs potentes e letras poderosas.

Download

juvenil

Juvenil Silva / Super Qualquer no meio de lugar nenhum

Em seu segundo álbum, Juvenil Silva continua sua catarse sonora setentista com inspiração nas ruas de Recife, nos problemas do dia a dia e no caos urbano.

Download

Tagore

Tagore / Movido a Vapor

O primeiro disco da banda prima pelas influências regionais brasileiras, contando histórias da sociedade contemporânea com energia, referências diversas e crônicas do politicamente incorreto. Baião psicodélico da melhor qualidade, que respira o tradicional e inspira a modernidade.

Download

memorias

Memórias de Um Caramujo / Cheio de Gente

Provavelmente nenhuma banda transforma música em apoteose na atualidade como a Memórias de um Caramujo. Das letras nonsense poéticas, passando pelas melodias bem trabalhadas, até a elocubração sobre assuntos diversos, a sonoridade única passa por um milhão de referências, mas esbanja autonomia.

Download

graveola

Graveola e o Lixo Polifônico / Vozes Invisíveis (ou 2 e 1/2)

Depois de 3 anos deste o último trabalho, a Graveola continua sem medo de errar. E acerta bonito. A essência da banda está lá, mas com toques e detalhes diferentes, que só fazem a estética sonora da banda ainda melhor, com melodias e letras que fluem e crescem durante todo o disco. Belíssimo!

Download

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s